
http://www.mundi.com.br/Fotos-Londres-748654.html?photoid=3508
Diário de Bordo de uma brasileira que esta em Londres desde setembro de 2009
http://www.mundi.com.br/Fotos-Londres-748654.html?photoid=3508
Globe Theatre
Época dos Stuarts (1603-1714)
Após a derrota da incrível armada espanhola em 1588, uma certa estabilidade política na Inglaterra permitiu Londres de se desenvolver.
Em 1603, o rei Jaime I tentou unificar a Inglaterra e a Escócia. Porém suas leis anti-católicas o deixaram muito impopular, e ele acabou sofrendo uma tentativa de assasinato na famosa conspiração da pólvora. Jaime I fez o primeiro projeto de urbanização da cidade e sob o reinado de Charles I surgiu o Hyde Park, o primeiro parque aberto ao público de Londres. Entre 1665 e 1666 , Londres sofreu a grande epidemia da peste bubônica que acabou matando por volta de 70.000 pessoas (20% da população).
Do dia 2 de setembro à 5 de setembro ainda em 1666, o Grande Incêndio de Londres destruiu boa parte da cidade. A reconstrução durou dez anos e é obra do grande arquiteto Christopher Wren, quem reedificou muitas igrejas destruídas, entre elas a Catedral de São Paulo (ou Saint Paul's Cathedral), onde hoje descançam os heróis da nação britânica. A cidade viu uma grande aceleração no século XIII, e ao início do século XX, Londres era a maior cidade do mundo.
Século XVIII
No século XVIII, a cidade construíu várias pontes que ligariam as duas margens do rio Tâmisa (Ponte Westminster em 1750 e Ponte Blackfriars em 1769). Londres foi aos poucos se tornando uma grande cidade ajudada pelo aumento da imigração rural e irlandesa e consequentemente se tornando uma cidade sem infraestrutura e sem saneamento básico decente. A cidade por volta de 1800 atinge 1.000.000 habitantes!
Século XIX
Em 1849, a cidade sofreu com a epidemia de cólera que acabou matando 14.000 pessoas.
Já em 1855, criou-se a Metropolitan Board of Works para fornecer a cidade infraestrutura necessária a seu crescimento e um sistema de esgoto condizente, e em 1863, Londres começa a construir o primeiro metrô do mundo.
Século XX
Na Primeira Guerra Mundial, Londres teve a experiência de ser atacada por alemães. Estes ataques mataram 700 pessoas. Entre as duas guerras, facilitado pelo London Underground, Londres cresceu muito para o subúrbio.
Com o desenvolvimento dos meios de transporte, Londres cresce e já em 1929 conta com 8,7 milhões de habitantes.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Londres foi bombardeada novamente pela Alemanha. O maior bombardeio que a cidade sofreu foi entre o dia 7 de setembro de 1940 e o dia 10 de maio de 1941. Quando a guerra chegou ao final, Londres havia sido destruida principalmente na áreas de Docklands e East End, além disto 30.000 habitantes perderam a vida, outros 50.000 ficaram feridos gravemente e muitos outros, desabrigados.
A reconstrução nesses anos gerou vários estilos arquitetônicos na cidade. Em 1948, Londres sediou os jogos olímpicos.
No ano de 1951, Londres organizou o Festival Britânico que gerou uma onda de otimismo entre o povo britânico do pós-guerra.
Nos anos 50, a cidade começa a receber vários imigrantes vindos de países da Commonwealth como Jamaica, Índia e Paquistão, entretanto a convivência com novos imigrantes não foi fácil durante as décadas que se seguiram.
Nos anos 60, Londres se tornou o centro da moda e cultura em parte devido ao grande sucesso atingido pelos grupos de rock, Beatles e Rolling Stones.
Londres se torna jovem centro cultural exemplificado pelo Swinging London.
Na década de 70, Londres começou a sofrer vários ataques terroristas feitos pelo Exército Republicano Irlandês até o cessar fogo de 1997.
Século XXI
No dia 6 de julho de 2005, Londres é escolhida para sediar os jogos olímpicos de 2012. No dia seguinte ao anúncio, a cidade foi atingida por ataques terroristas.
Prefeitura de Londres
Londres é a capital administrativa do Reino Unido, e sua sede fica no Palácio de Westminster. A administração de Londres é dividida em dois níveis. Um chamado de Grande Autoridade de Londres e outra composta pelos 33 distritos (ou bairros). A Greater London Authority (GLA) é responsável pelo desenvolvimento da cidade, pelos serviços policiais, serviços de transporte, da luta contra incêndios e desenvolvimento economico. É composta pelo prefeito e assembléia de Londres, sendo que o atual prefeito é Boris Johnson, eleito em 2008 pelo partido conservador, e que possui a profissão de jornalista.
Os 33 distritos são compostos por 32 "boroughs" (também chamado de "councils") e mais a City. Eles são responsáveis por serviços sociais, escolares entre outros. A City tem sua própria força policial, a City of London Police independente do resto da força policial da cidade.
Os DISTRITOS DE LONDRES são Divididos em regiões:
- Londres Central: A "city" é o principal distrito financeiro de Londres e um dos mais importantes do mundo. É o distrito mais moderno da cidade, com altos e modernos edifícios.
- West End: É o distrito do ócio e compras. Sua zona mais conhecida é Trafalgar Square. Possui ruas famosas de compras, a Oxford Street e a Regent Street. E os locais de entretenimento em Covent Garden e Piccadilly Circus. Parte de West end é ocupada pelo Soho, local cheio de restaurantes, pubs, cinemas e locais noturnos.
- East End: Compreende os distritos de Whitechapel, Midle End, Bethnal Green, Hackney, Bow e Poplar.
- West London: Reagrupa zonas residênciais como Notting Hill, Knightsbridge e Chelsea (estes dois últimos os lugares mais caros de Londres).
- East London: Local que está em reconstrução para receber os jogos olímpicos de 2012.
- Docklands: Localizado na ilha de Cani, se desenvolveu a partir dos anos 80. O ponto mais importante é o Canary Wharf, um complexo financeiro que tem o edifício mais alto da Inglaterra, o Canary Wharf Tower.
- Sul de London: Compreende distritos como Wimbledon (famoso como sede do homônimo campeonato de tênis), Bermondsey e Dulwich, a reconstrução de Elephant and Castle. Outros distritos: Greenwich (local onde se encontra um observatório), Brixton, Camberwell e Peckham (estes três últimos local onde se encontram descendentes de imigrantes afro-caribenhos).
- Norte de Londres: é a zona com mais colinas e onde se pode respirar o ar livre de uma cidade pequena.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Londres