sábado, 3 de maio de 2008

Transporte, Informações e Clima em Londres

Se você consegue ler em inglês, conheça um pouco de Londres no London Town, onde se encontram muitas dicas.

Quer procurar endereços e se orientar?Tente os sites
Streetmap, ou o Townpages, com mapas de Londres e de várias outras cidades do Reino Unido.

Quer saber como anda o tempo por lá? Veja em U.K. Weather

Chegada na cidade: Se você está chegando de avião seu desembarque provavelmente será num destes dois principais aeroportos:
Aeroporto de Heathrow: Está situado cerca de 20 km a oeste do centro de Londres. Possui quatro terminais, todos muito movimentados. Depois de passar pelas formalidades de imigração e pegar sua bagagem, você terá três opções para chegar a Londres:
Taxi: Opção mais rápida e mais cara, uma corrida até o centro pode custar cerca de £60, mas tem como vantagem deixar você na porta de seu hotel.
Heathrow Express: Trem expresso ligando o aeroporto até a estação ferroviária Paddington, no centro de Londres. O embarque é feito no subsolo do aeroporto, a passagem custa cerca de £20, e a viagem leva aproximadamente 20 minutos.
Metrô: A linha Picadilly do metrô de Londres tem uma estação no subsolo do aeroporto. O bilhete até o centro custa menos de £6, e o trajeto leva aproximadamente 50 minutos.

Estas duas últimas opções tem como desvantagem obrigar você a pegar um segundo transporte da estação de trem ou metrô até seu hotel, mas ainda assim é muito mais barato do que um taxi direto do aeroporto.

Aeroporto de Gatwick: Está situado cerca de 40 km ao sul de Londres. É um aeroporto bem mais moderno e espaçoso que o anterior, embora esteja mais longe do centro. Depois de passar pelas formalidades de imigração e pegar sua bagagem, você terá três opções para chegar a Londres:
Taxi: Opção nada recomendável, pois uma corrida até o centro pode custar cerca de £80.
Gatwick Express
: Trens expressos, com partidas a cada 20 minutos, ligando o aeroporto até a estação ferroviária Victoria, no centro de Londres. O embarque é na plataforma anexa ao aeroporto, a passagem custa cerca de £25, e a viagem leva aproximadamente 30 minutos.
Trens: Diversos trens que vem do sul da Inglaterra param na estação do aeroporto, numa plataforma bem ao lado de onde parte o Gatwick Express. O trajeto até o centro é de cerca 35 minutos, e apesar de fazerem algumas paradas adicionais pelo caminho até chegar em Londres, a passagem é bem mais barata. Preste atenção para não passar do ponto e seguir viagem até o norte da Inglaterra...Ao comprar o bilhete informe-se em qual estação de Londres você deve desembarcar. Geralmente os trens vindos do sul param nas estações City, Waterloo ou Euston, todas no centro de Londres.
Transporte Ferroviário: Se você está viajando de trem provavelmente vai passar por uma dessas sete principais estações:
Euston Station: Situada na Euston Road, estação de metrô Euston.
Saint Pancras Station: Situada na Euston Road, estação de metrô King's Cross/St. Pancras.
King's Cross Station: Situada na Euston Road, estação de metrô King's Cross/St. Pancras.
Victoria Station: Situada na Buckingham Palace Road, estação de metrô Victoria Station.
Paddington Station: Situada na Praed Street, estação de metrô Paddington.
Waterloo Station: Situada na York Road, estação de metrô Waterloo.
Charing Cross Station: Situada em Embankment, estação de metrô Charing Cross e Embankment.


Transporte na cidade

O metrô (seu nome oficial é Underground, mas todos se referem a ele como The Tube) é a melhor opção de transporte na cidade. No metrô londrino as linhas não tem números, como na maioria das outras cidades, e sim nomes: Linha Victoria, Bakerloo, Northern, Picadilly, Central, District, Circle... Compre um passe para 7 dias, que é mais barato que comprar bilhetes individuais para cada viagem. Londres é dividida em zonas concêntricas numeradas de 1 (a mais central) à 6 (a mais externa), e ao comprar o passe lhe perguntarão para quais zonas você quer o bilhete. A maior parte das atrações na cidade está nas zonas 1 e 2, por isso um passe para estas duas partes da cidade é suficiente para ir a quase todos lugares. Só compre para as zonas mais externas se você realmente pretende ir até lá. Guarde seu bilhete até sair do metrô, pois também é necessário inserir o ticket na roleta na hora de sair da estação. O passe de metrô dá direito a viajar em todas as linhas de ônibus da cidade.

Veja mais detalhes sobre o sistema de metrô de Londres, condições atuais de funcionamento das linhas, horários, promoções e informações turísticas no site Thetube.

Outra opção de transporte é comprar um passe semanal para andar nos ônibus da cidade, o que custa cerca de metade do preço do passe de metrô. A desvantagem desta opção é que como o trânsito de Londres está quase sempre engarrafado, uma viagem de ônibus de um ponto a outro da cidade costuma ser muito mais demorada que o mesmo roteiro feito pelo tube, além do que, para trajetos maiores, pode envolver a necessidade de pegar mais de um ônibus. Faça suas contas e escolha a opção que lhe for mais conveniente.

Um comentário:

Moica77 disse...

Oii
tb to altos afim de ir pra londres
oq tem de melhor em agencia de intercambio q vc procurou??
pode me passar umas diacaS?
meu email eh erickmob@gmail.com

valeuu