sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Posse de Obama e a Crise

Com muito sensacionalismo e um luxo menor aos dos outros presidentes, dia 20 de janeiro Obama tomará posse do cargo de ser humano mais poderoso do planeta.

É claro que esse posto vem com um "kit" de expectativas e responsabilidades, além de análise mundial de suas atitudes nesse período turbulento. Essa fase inicial, a que envolve maior credibilidade, pode refletir em seu sucesso ou fracasso.

De certa forma já me simpatizo com ele, pois tem uma atitude madura, diferente do nosso presidente que deseja tampar o sol com a peneira e fingir que somos de uma outra constelação, que a crise da maior potência mundial não nos afeta. Além de querer que incentivar os gastos, viagens e despreocupação. Acho que os que seguiram seu conselho e por algum infortúnio do destino ficaram desempregados (como os funcionários demitidos da Renault, por exemplo), devem estar com vontade de chegar em Brasília, bater na porta do presidente e jogar os boletos para ele pagar..... Alguém precisa falar para ele que fechar os olhos e fingir que nada está acontecendo não vai fazer os problemas sumirem....

Porém, agora vocês devem estar se perguntando assim como eu: Qual será o coelho na cartola de Obama? O que de tão fantástico e estupendo ele irá fazer para tirar os EUA e de quebra o planeta do declínio?

Minha opinião: em 2009 ainda iremos enfrentar o amargo gosto da crise, causando demissões e apertos. Já no raiar de 2010 as coisas tendem a se estabilizar e a crescer moderadamente, e somente em 2011 voltará a existir as taxas de crescimento como eram anteriormente.

Para os que optaram por este momento para fazer uma pós graduação no exterior, ou até mesmo um intercâmbio, fica a incerteza se conseguiremos nos dar bem, arrumarmos emprego, e vivermos em prosperidade em um período tão difícil que é o de ficar longe de casa.

Digo para analisarem bem esse momento, e somente ir se estiverem com uma estrutura sólida, ou em andamento para isso, já que as notícias não são muito boas. Se puder esperar um ano para viajar, eu aconselho que o faça. Eu, infelizmente não tenho opção, então agarrei a oportunidade de viajar no final de Setembro de 2009.

Para vocês terem uma idéia, quando assinei o contrato, o dólar turismo venda estava a R$ 2,05, e hoje a cotação está em R$ 2,53. Isso porque quando fechei o mercado estava turbulento.

Por isso, meu conselho é: pondere suas ações, e faça tudo baseado em argumentos, e não no achismo ou sua extrema vontade em viajar.

Boa sorte Obama!

Abraços a todos!

Mel Helen

Nenhum comentário: