quinta-feira, 8 de julho de 2010

Hábitos Londrinos

Olá galera, tudo bem??


Este post é para comentar algumas coisas que acho super legais aqui em Londres.

O primeiro deles é o hábito da leitura. Pode ser no metrô, no ônibus, andando, ehehhe... os ingleses estão sempre lendo. Se não for a leitura de um livro (me divirto no metrô lendo a capa deles, e tentando imaginar do que se trata), eles estão com revistas (pouco comum)ou jornais na mão.
Os principais jornais que vejo são o Metro e Evening Standard, os dois são dstribuídos gratuitamente nas entradas de metrô.
Esse hábito é tão enraizado, que os pequenos também o têm. Certo dia, estava na estação de Bank, 6 horas da tarde de sexta-feira (ou seja, horário de rush), e uma mãe com dois meninos, a muito custo conseguiram um lugar para se segurarem. Quando vejo, os dois, com seu uniforminho escolar, retirando livros e lendo de pé, chacoalhando, mas concentradíssimos! ehehhe.. detalhe: um deles devia ter seus 7 anos, e o outro uns 9.

Segundo hábito: o de exercício físico. É muito comum encontrar pessoas correndo, caminhando e andando de bicicleta pela cidade. E não é só nos finais de semana não! Executivos, ao terminarem o trabalho, trocam de roupa e vão para casa dessa forma! Acho muito legal, pena que moro muito longe do meu trabalho, e saio quase de madrugada, então tem que vir embora de ônibus mesmo.
Ah, o governo e organizações estimulam isso! Agora no verão, estão promovendo corridas para todas as idades, e o pessoal realmente treina e leva a sério!

Terceiro hábito: todos usam transporte público. Sim, aqui o sistema de transporte realmente funciona, e o trânsito às vezes é bem complicado. Por isso é normal as pessoas utilizarem metrô, trem e ônibus.
Acho que no Brasil há um pouco de preconceito nisso, mas aqui é normal. Vai para uma festa de gala? Transporte público! Festa a fantasia? Transporte público! É executivo? Transporte público!
E como se anda muito em algumas estações de metrô, a mulherada continua com a roupa social, mas deixa o salto no trabalho. Felizes e confortáveis com sua roupa social e tênis, elas caminham por todos os lados.
Se o sistema de transporte do Brasil funcionasse, talvez o transporte público não fosse taxado como pobre.

Quarto hábito: amar estar em contato com a natureza! Sim, praças e parques são muito bem cuidados, e você encontrará pessoas estiradas tomando um solzinho, fazendo um churrasco, se reunindo com os amigos, a qualquer menção de sol! Eles amam isso! Além dos cachorros passeando, e os lindos esquilos espreitando por um quitute.
Nos parques também é normal encontrar músicos tocando de graça, peças teatrais, exposições... 10!

Bem, conforme vou lembrando eu posto mais.

Bjs!!


Mel Helen

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Mel

Lendo sobre os hábitos Londrinos, fiquei a questionar se vale mesmo apena você voltar para o Brasil. É uma pena deixar isso tudo para trás.

Regi

Intercâmbio Cultural disse...

Hábitos em Londres é falar sobre o tempo e para em um Starbucks! Muito legal sua matéria.