quinta-feira, 1 de julho de 2010

Transporte em Londres

E aí galera, blz??


Gostaria de falar que, mesmo há 10 meses em Londres, não consigo deixar de gostar do sistema de transportes Londrino.

Não sinto falta de ter um carro (exceto quando vou ao Tesco, e tenho que voltar carregando um monte de coisas, que muitas vezes não preciso comprar naquele momento, e voltar quase torta de tantas coisas que comprei).

Quando chegar na cidade, a melhor coisa a fazer é comprar um cartão chamado Oyster. Ele custa 5 pounds, e pode ser comprado em qualquer estação de metrô (tem alguns pontos de revenda autorizados também... anyway).

Como expliquei no post: http://aprocuradointercambioperfeito.blogspot.com/2009/02/se-voce-pretende-ir-estudar-em-londres.html Londres é como se fosse uma "cebola". E o transporte você paga por zonas.

Se você não tem Oyster de estudante, vai pagar no transporte 25 pounds por semana, e com ele voce podera andar o quanto quiser, por todos os meios de transporte (metrô, trem e ônibus).

Caso tenha Oyster de estudante, esse valor cai para 18 pounds semanal. Como fazer para ter um Oyster de estudante?? Depois que tiver começado a estudar, entre no site http://www.tfl.gov.uk/tickets/default.aspx e faça seu cadastro no Oyster que se encaixa no seu perfil (mais de 18 anos, 16 anos, blá blá blá).

Após isso, será enviado diretamente à sua escola uma solicitação de confirmação, para que digam que vc está estudando, e evitar fraudes. Nesse caso, eu se fosse você, ia na secretaria da escola e avisaria, o que muitas vezes adianta o processo.

Após isso, você receberá seu Oyster por correio (demora umas 3 semanas), e poderá sair feliz da vida passeando por Londres e pagando mais barato que os pobres mortais, kakaka...

Um outro grande benefício de morar em Londres é ter a sua disposição ônibus 24 horas, o que te deixa tranquilo de ir ao pub e conseguir voltar para casa (mas lembre-se, dependendo do seu grau alcóolico às vezes você encontrará dificuldades, eheheh).

Já o metrô começa a funcionar umas 6h da manhã, e termina de funcionar meia noite (check sempre o horario, pois mudam durante a semana). A única coisa chata é que nos dias quentes é muito calor, não tem um fio que pensou em colocar ar condicionado).

Uma desvantagem é que aos finais de semana sempre tem alguma linha ou estação em reforma, e muitas vezes somos pegos de surpresa. Para evitar isso, o site do Transport for London te indica o melhor caminho, e quanto tempo irá levar. Muiiiitttooooo legal! É só ir em Journey Planner: http://www.tfl.gov.uk/

Espero ter esclarecido bem!
Bjs!


Mel Helen

2 comentários:

Helena disse...

Mel, tem uma desvantagem no transporte de Londres: Encontrar quase sempre alguem muuuuito fedido, e a probabilidade dele sentar do seu lado. Kkkkk

Izabela Cost disse...

Adoreeeei!
Mel, obrigadissima pelas dicas! ano que vem, vou chegar aí bem mais esclarecida! bjaooo