quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Fundação Estudar concede bolsas para graduação e pós

As inscrições podem ser realizadas até meados de março. Participe!

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2009 da Fundação Estudar. Há oportunidades de bolsas para estudantes brasileiros de graduação e pós-graduação que desejam realizar seus estudos no próprio país ou no exterior. Para os programas de graduação, o prazo final da candidatura é 15 de março. O limite aos cursos de pós é 22 de março. Interessados devem se inscrever pelo site oficial da Fundação.

Podem participar do processo seletivo, no Brasil, os alunos de graduação já aprovados no vestibular para 2008 ou matriculados nos cursos de Administração, Economia, Engenharia e Relações Internacionais. Os candidatos dessa modalidade devem estar vinculados a universidades que tenham notas "A" no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). Para saber se a sua instituição se enquadra neste perfil, consulte o site do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).

Para pós-graduação, podem se inscrever alunos das áreas de Finanças, Economia, Tecnologia, Políticas Públicas, Educação, Governo, Direito e Administração das melhores universidades estrangeiras.

No exterior, tanto para graduação como para pós, a Fundação Estudar direciona recursos para estudantes aprovados em instituições de primeira linha como Harvard University, University of Chicago, University of Pennsylvania, MIT (Massachusetts Institute of Technology), Stanford University e INSEAD, entre outras. (Confira a relação das instituições conveniadas a Fundação Estudar)

A Fundação não concede bolsas para cursos de especialização ou programas profissionalizantes de pós-graduação, conhecidos no Brasil genericamente como MBAs. No entanto, cursos MBA (Master in Business Administration) no exterior que têm nível equivalente a mestrado são objeto das bolsas de estudos.

A escolha dos bolsistas é baseada na descoberta de novos talentos com alto potencial intelectual, excelência acadêmica, elevado padrão ético, capacidade de liderança e compromisso com o país. Durante o processo de seleção os alunos são avaliados em dinâmicas de grupo, testes e entrevistas individuais.

Não há um valor fixo para as bolsas, já que cada uma é negociada individualmente levando em consideração o plano de contas e o perfil acadêmico e econômico do candidato. Só após essa análise é que se decide o valor da bolsa. Na avaliação das necessidades financeiras do candidato é importante que todas as despesas envolvidas para o bom desempenho do curso sejam descritas no plano de contas. Entretanto, em todos os casos as bolsas são parciais, não cobrindo todas as despesas envolvidas.


O programa

A Fundação Estudar, ONG (organização não-governamental) criada em 1991, é reconhecida como uma das poucas instituições de capital privado que concedem ajuda financeira a estudantes ou profissionais com perfil de liderança para formação de alto nível dentro e fora do país.
Segundo a Fundação, tradicionalmente, cerca de 30 bolsas de estudos, de todas as modalidades, são conferidas anualmente. A validade de cada uma equivale ao tempo de duração do curso, desde que o bolsista siga e respeite os propósitos da entidade. Entre 1991 e 2007 foram concedidas 364 bolsas.

Os auxílios concedidos são divididos nas seguintes categorias:

- Graduação - Cursos em Administração e Economia em instituições brasileiras e no exterior, nos melhores programas de graduação.
- Pós-Graduação - MBA (Master in Business Administration) nas melhores universidades dos Estados Unidos e Europa, LLM (Mestrado em Direito Comercial/Societário) nas melhores universidades dos Estados Unidos e MPP/MPA (Mestrado em Política Pública ou Administração Pública).
- Intercâmbio - Para programas vinculados aos cursos brasileiros para os quais a Fundação oferece bolsas.


Processo seletivo

Para concorrer às bolsas da fundação, o aluno deve primeiro ter sido aprovado no processo de seleção da instituição de Ensino Superior. Todo ano, a Fundação Estudar concede bolsas de valores variáveis, dependendo da necessidade financeira do candidato, podendo chegar a US$ 30 mil ao ano para os cursos de pós-graduação no exterior.

A pré-seleção de candidatos consiste na análise das informações contidas na ficha de inscrição. Para esta fase, são observadas a objetividade, compreensão do que foi solicitado nos campos de preenchimento do formulário eletrônico, expressão verbal e ortográfica e enquadramento aos seguintes requisitos:

- Ser brasileiro nato com residência permanente no Brasil, especialmente durante todo o processo de seleção;
- Já ter sido aceito pela instituição de ensino para a qual solicita a bolsa;
- A área de interesse deve estar dentro dos focos de atuação da Fundação Estudar;
- Entregar toda a documentação solicitada.

Os candidatos deverão enviar, ainda, uma carta de apresentação de um professor ou alguém que o conheça bem. Aos aprovados na pré-seleção, é solicitado o envio de diversos documentos.

Toda a documentação é conferida e analisada. Depois dessa fase, surgem a dinâmica de grupo, entrevista individual e final.


Fonte e maiores informações: http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=2595

Nenhum comentário: