sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Itamaraty tenta evitar veto a brasileiros na Europa

O Itamaraty negocia com Grã-Bretanha, França, Portugal e Itália a criação de um mecanismo bilateral para evitar o veto à entrada de brasileiros nesses países e estimular a cooperação entre as autoridades de imigração.

Iniciativa semelhante foi posta em prática no ano passado entre o Brasil e a Espanha, após a onda de deportações de brasileiros impedidos de desembarcar no Aeroporto de Barajas, em Madri.

O mecanismo bilateral estabeleceu uma linha direta entre as autoridades dos aeroportos espanhóis e os consulados brasileiros para desimpedir a entrada de brasileiros.

O mecanismo contribuiu para a redução substancial de casos de veto ao ingresso de brasileiros - de 428, em janeiro de 2008, para 124, no mês passado.

Segundo o embaixador Oto Agripino Maia, subsecretário das Comunidades Brasileiras no Exterior do Itamaraty, o governo prepara ainda um folheto com informações básicas para brasileiros sobre as exigências dos principais países de destino turístico e de negócios para evitar a principal causa da proibição de ingresso: problemas de comunicação ou de falta de documentos.

O material deverá ser distribuído pela Polícia Federal, agências de turismo e companhias aéreas.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/s/06022009/25/mundo-itamaraty-evitar-veto-brasileiros-na.html

Um comentário:

Anônimo disse...

Nossa, Mel, que ótima notícia. Espero que os vetos diminuam mesmo...vc bem sabe como tenho medo disso...aff!! Beijos, amiga, e obrigada pelas informações sempre relevantes.