terça-feira, 1 de junho de 2010

Quem tem boca vai a Roma! eheh


Piazza Navona


Pantheon


Trinità del Monti


Trinità del Monti


Monumento a Vitorio Emanuelle II


Fontana di Trevi


Fontana di Trevi


Fórum Romano


Fórum Romano


Fórum Romano


Coliseu


Coliseu


Castelo de Santo Ângelo


Basílica de São Pedro


Vaticano



Olá amigos, tudo bem??


Este post é para falar um pouquinho sobre Roma. Esta foi a cidade mais parecida com o Brasil que já encontrei, pois o clima estava bem quente, as pessoas são falantes (tá, tenho que admitir que às vezes gritam), além de o trânsito e transportes públicos serem parecidos.

Se você pretender ir através da Ryanair, irá desembarcar no Aeroporto Ciampino. Como qualquer aeroporto que a Ryanair atua, ele é bem fora da cidade, então pode se preparar para o deslocamento. Há um guichê perto dos toilets do aeroporto que vende o ticket para o ônibus. 4,50 euros por pessoa, e não aceita cartão, então é bom já se preparar e levar em espécie, ok??

Esse ônibus te levará ao Termini, que é uma estação central, onde a maioria dos ônibus intermunicipais, trens intermunicipais e metrôs saem de lá. Fora da estação, há barraquinhas e restaurantes bem ao estilo Praça da Sé, eheheheh... não quis arriscar e fui ao Mc Donald´s mesmo.... um Big Mac completo sai por volta de 6 euros, e atenção: ketchup e maionese são pagos, então se os atendentes te oferecerem, se prepara para pagar 20 centavos de euros por cada saquinho, ok??

O metrô é bem fácil de usar, e nem sempre as atrações são perto das estações, então vale poupar a perna sempre que possível. Como não achava um guia grátis em Termini, comprei um na banca de jornal por 3 euros. Uma coisa interessante nesta estação é a quantidade de pessoas pedindo esmolas, muitas bem mais vestidas que eu.... sei lá, não me senti muito segura por ali, e a hora que pude caí fora.

No guia, eles relacionaram os top 10: as melhores atrações de Roma, e felizmente em dois dias consegui fazer todas.

A primeira delas é o Vaticano, esplendoroso e imponente, com seus fiéis do mundo inteiro perambulando, e muitas barraquinhas e lojas de souvenirs. A estação de metrô que vai até lá é a Linha A Otaviano-S. Pietro..

Segunda atração é a Praça de São Pedro, onde fica a basílica e foi filmado Código Da Vinci. A entrada é de graça, e vale a pena enfrentar a fila Como faz parte do Vaticano, é o mesmo metrô, ok?

Terceira atração do top 10 é o Castelo de Santo Ângelo. Para essa atração, reserve 6,50 euros, e aconselho ir a pé depois da basílica de Sâo Pedro, curtindo um pouco o clima da cidade. Mas se quiser, os ônibus 23, 30, 34, 40, 49, 62, 64, 98, 116, 271, 280, 492, 926 e 990 vão para lá também. Uma dica é não se empolgar logo de cara com o cavaleiro fantasiado na frente do castelo, pois ele irá atender prontamente o seu pedido de fotos, porém coobrará 5 euros por pessoa dessa recordação. Se quiser desembolsar, boa sorte, tem vários deles espalhados por Roma.

Quarta atração é o Coliseu, que para mim é a melhor de todas, e por um preço justo. Por 12 euros, você faz a visitação neele, e entra gratuito no top 6, que é o Foro Romano e as áreas arqueológicas. Se prepara para enfrentar uma fila gigante para comprar o bilhete, que valerá cada minuto que você esperou. O metrô para chegar lá é a linha B Collosseo.

Quinta atração e lindíssima é a Fontana di Trevi, construção imponente de 1735, águas cristalinas e a promessa de bonança. Jogue uma moeda de costas para ela, e terá muita bonança. Eu joguei pound, porque estava sem euro, ehehehe... Metrô Linha A Barberini.

Sexta atração ver a quarta, ehehe...

Sétima atração é o Monumento a Vitorio Emanuelle II, que se você perguntar dessa forma ninguém saberá, por isso foi o monumento mais difícil de encontrar.... Se estiver perdido, pergunte onde é o Museu Nazionale de Emigrazione Italiana (desculpe se estiver escrito errado, porém não falo nada de italiano). Belíssimo, porém como estava andando há uma hora, e estava fechado para visitação, não vi muita graça. Vá a pé depois de visitar o Piazza Navona ou Pantheon, ou se desejar, os ônibus 30, 40, 44, 46, 62, 63, 64, 70, 81, 84, 85, 87, 95, 101, 117, 119, 160, 170, 175, 186, 271, 492, 571, 628, 630, 715, 716, 780, 781, 810, 850 e 916 vão para lá.

Oitava atração é a Trinitá dei Monti, um monumento em homenagem aos Salustianos (espanhóis), e que no topo de sua escadaria estava a igreja de la santíssima Trinità dei Monti. Rouba a cena a fonte de água mineral em frente as escadarias, por sua beleza e quantidade de turistas tentando encher suas garrafinhas, após ter encarado a grande escadaria, eehehhe... Metrô Linha A Spagna.... ao sair do metrô você avistará a direita uma gellateria, vale a pena tomar o sorvete de lá que é maravilhoso! Se quiser comprar lembrancinhas baratinhas, siga as placas de sinalização onde tem um Mc Donald´s, no caminho você encontrará algumas lojinhas, tem uma japonesa com precinhos camaradas e longe da muvuca, ou seja, dá para escolher com calma.

Nona atração é o Pantheon. Sempre vi fotos desse local, porém não sabia que era uma igreja. A entrada é de graça, e há missas para os mais religiosos. Para chegar lá, há o trem 8, ou ônibus 30, 40, 46, 62, 63, 64, 70, 81, 87, 116, 271, 492, 571, 628, 630, 780, 810, 916.

Última atração é o Piazza Navona, que segundo os romanos, é a praça mais admirada da cidade. Há uma fonte na praça, adornada com estátuas que representam o Danubio, Gange, Nilo e Rio de la Plata. Vale visitar a pé depois do Pantheon, e no caminho ir se divertindo com a loja de cucos de madeira e artesanatos. O trem é o mesmo do Pantheon, e quase todos os ônibus vão para lá.

De hotel, o gasto foi cerca de 117 euros por um quarto, duas noites, já com café da manhã. Fiquei no Hotel Gabriel, pois o preço estava acessível e havia estação de trem perto. Não gostei da estação, que estava toda pixada e quebrada, o que me deixava com medo de voltar tarde, além de ter que atravessar uma rodovia e ao redor do hotel não ter nada para se fazer... é um hotel bem antigo, o elevador é algo engraçado (só quem for irá descobrir, eheh), os atendentes são atenciosos, o quarto é de um tamanho bom, e o café da manhã é delicioso.

Falando em comida, as pizzas que comi na Itália não eram fartas de recheio como as brasileiras, além de serem quadradas e comercializadas por peso. Porém a coisa mais hilária que aconteceu com comida foi a ida em um restaurante típico, onde ninguém falava inglês, e não me entendiam em português... a comunicação é lógico, estava baseada em sílabas. Estava doida para comer um pão italiano com um molhinho, podendo ser um atepasto, uma bruschetta.. o atendente me trouxe uma cesta de pão seco, e lá fui eu tentar explicar que queria um molho para comer com o pão.... nada de me entender em inglês e português.... abri o cardápio, e vi que em todas as pizzas eles diziam que ia pomodoro. Lembrei do cardápio de pizzas brasileiro que diz, molho, mussarela... e lá fui eu pedir pomodoro, e expliquei para o rapaz que era para eu comer com o panne.... o cara me olha assustado, e me trás umas rodelas de tomate, kakakaka...

Primeira lição em Italiano: pomodoro = tomate! kakak... lá fui eu comer tomate com pão seco... outra coisa, eles não utilizam faca, nem para ajudar a enrolar o macarrão... então não estranhe se não estiver em cima da mesa, ou se vc pedir o instrumento e fizerem cara feia para vc, eheheh...

Bem, é isso, espero ter ajudado aos viajantes de plantão. Segue uma fotinhos:

Um comentário:

IZABELA disse...

AMEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEI!
CONTA MAIS CONTA MAIS!