domingo, 26 de abril de 2009

Inaugurado novo Visto de Estudante - Tier 4 no Reino Unido

No último dia 31/03, o Tier 4 - que é a categoria de estudantes - foi inaugurado no Sistema de Pontuação do Reino Unido, apesar do grande atraso nas aplicações em várias embaixadas importantes no exterior.

Ainda há perguntas sobre como as seções de visto irão tratar casos de aplicantes que submeteram seus formulários online, mas ainda não conseguiram marcar suas entrevistas para efetuar o pagamento e prover os dados biométricos. Há vários casos de reclamações em relação e esta dificuldade.

O Tier 4 é o último estágio da introdução do Sistema de Pontuação de vistos, novo programa desenvolvido pelo Agência de Imigração do Reino Unido (UK Border Agency - UKBA) que começou há 18 meses.

Para ser classificado ao visto, o estudante necessita somar, no mínimo de 40 pontos. Destes, 30 podem ser obtidos através da Carta de Aceitação em que a instituição de ensino confirma a matrícula do aluno. Os outros 10 devem ser adquiridos com a comprovação de que o aluno possui fundos suficientes para se manter no Reino Unido, durante o período do curso, sem depender de ninguém e nem precisar trabalhar.

De acordo com o 'Guia para o Tier '4, recentemente publicado e disponível na no website do UKBA (http://www.ukba.homeoffice.gov.uk/sitecontent/applicationforms/
pbs/Tier4migrantguidance.pdf), o estudante que quiser ir para Londres precisa apresentar um extrato bancário, de um conta pessoal sua, com o valor de 800 libras mensal, para 9 meses, mais o valor total do curso. No caso de outras cidades, o valor mensal desde para 600 libras.

A aplicação do visto de estudante neste novo sistema deve ser mais direta e fácil, porém há complicações. Os requerimentos estão bastante objetivos e claros, porém os fundos apresentados devem estar na conta bancária pessoal do estudante por pelo menos um mês antes da aplicação.

Para saber mais detalhes procure uma agência séria para maiores informações.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, vou para Birmingham em sep. financiada pela Capes. Faço doutorado na Usp. Estou confusa quanto ao visto. Vi no site do consulado que eles não tratam sobre o visto, há um site que trata disso, mas só mostra o end. do Rio. Vc saberia me dizer como faço para tirar visto de estudante em sp? Pretendo ficar um ano lá.
Abraços
Kelly