segunda-feira, 27 de abril de 2009

TWAS oferece bolsas em países em desenvolvimento - Há oportunidades para doutorado, pós-doutorado e pesquisa avançada

Estão abertas as inscrições para mais de 280 bolsas de estudos oferecidas pela TWAS (Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento) para pesquisadores que desejam cursar o doutorado ou o pós-doutorado ou realizar pesquisa avançada em países em desenvolvimento. Também há oportunidades para que pesquisadores visitantes seniores realizem visitas de curta duração à China e à Malásia.

As bolsas são oferecidas em cooperação com agências e organismos nacionais de ciência e tecnologia, universidades e centros de pesquisa. O Brasil participa da iniciativa por meio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Além do Brasil, os países participantes do programa da TWAS são China, Índia, Malásia, México e Paquistão. A primeira restrição à participação é que os interessados não podem se candidatar para bolsa em seu próprio país. Também serão considerados inelegíveis candidatos que já residam no país almejado para estudar. Os demais critérios são específicos de cada país.

Critérios de candidatura

Como os critérios são diferentes para cada país, os interessados devem consultar, no menu à direita, os programas e bolsas mais adequados às necessidades de sua pesquisa. Depois disso, o candidato pode consultar todas as instituições anfitriãs que participam do programa no país selecionado.

Isso é importante porque, para todos os casos, é necessário que o candidato tenha em mãos uma carta de aceite da instituição anfitriã. Para obtê-la, ele deve submeter à instituição onde pretende utilizar a bolsa uma carta de apresentação, seu currículo, a proposta de plano de trabalho e o modelo de carta de aceite que se encontra nos formulários de candidatura do site da TWAS.

Depois disso, é hora de preencher o formulário de candidatura e enviar todos os documentos para o TWAS Fellowships Office, no endereço fellowships@twas.org. A documentação só será aceita se estiver, exclusivamente, no formato MS Word, num único arquivo com extensão Zip ou WinRAR. Alguns programas exigem que a candidatura seja enviada também para a agência ou organismo parceiro do país anfitrião.

Após o processamento eletrônico, o candidato receberá a confirmação oficial do recebimento dos documentos. As bolsas terão início no ano seguinte ao da candidatura.


Fonte: http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=17626

Nenhum comentário: