quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Meios de transporte londrinos

Hello amigos do meu Brazil varonil!!!


Venho para falar um pouco para voces sobre os meios de transporte londrinos =].

Tenho que admitir que sentirei muita falta dos meios de transporte daqui, e que o Brasil tem que comer muito feijao com arroz para chegar perto disso daqui.

E um sistema composto de onibus double deck (ou dois andares como chamam no Brasil), onibus sanfonados, metros, e trens (de varios tipos e nomes, como so train, DLR ou Overground).

Quer visitar alguem e nao sabe como chegar? O site do governo www.tfl.gov.uk te indica os melhores caminhos e o tempo que gastara ate chegar ao local, inclusive estimando o tempo de caminhada entre as interligacoes de linhas do metro.

Todo mundo, quando digo todo mundo e todo mundo mesmooo, usa o sistema de transporte publico. Nao tem essa que engravatado nao frequenta, muito pelo contrario, e normal pessoas indo trabalhar muito bem arrumadas no metro.

Quer ir para um teatro a noite?? Transporte publico! E normal ver pessoas com roupa de festa andando normalmente no metro.

Alias, aqui voce pode andar do jeito que quiser em qualquer lugar que ninguem olhara para voce. Isso e muitooo legal e gosto demais.

Vai trabalhar? Coloque sua roupa social e tenis, e quando chegar no local vista seu salto. =] Gosto demais das pessoas caminharem muito por aqui, inclusive andar de bicicletas, uma boa saida para o transito caotico no horario de pico. Sim, Londres sofre com transito em alguns pontos da cidade nos horarios de pico.

Entao as pessoas tiram seus ternos (alguns nao, rs...), vestem suas roupas de ginastica, capacete e vao para casa felizes da vida, pedalando pela linda cidade.

Outra coisa, pode sair com seus amigos tranquilamente, porque por mais que o metro feche meia noite, ha onibus que rodam 24 horas por toda a cidade.

Aqui por exemplo, uso sempre o onibus 25 quando o metro ja fechou. E vou te dizer, tenho muitas historias para contar.

Bem, imagine um onibus que pega as pessoas no centro da cidade, e leva as pessoas as mais profundesas e obscuros locais da zona leste (kakakakakak) ate a zona 4 ou 5 (I'm not sure).




Pois bem, esse onibus e um antro de gente feia, estranha e fedida #prontofalei

Nao e um double deck bonitinho nao, ele e aqueles sanfonas que permitem entrar em qualquer parte do onibus, o que faz muita gente entrar sem pagar... entao imagina as figuras que frequentam.

Tenho que ser sincera em falar que e dificil encontrar um ingles nesse onibus... acho que e muito aterrorizante e traumatizante andar nele.

De vez enquando a policia para o onibus e checa se todos estao pagando, e vira aquele alvoroco... ninguem entra, ninguem sai, e muita gente comeca a rezar, kakakaak....

Tem ate a historia do Adriano, que mora comigo, que foi detido (levado na delegacia, com direito a cela e um telefonema e tudo mais) porque pegou emprestado o Oyster (um cartao que voce faz, podendo ser de estudante ou nao, que voce recarrega semanal ou mensal e te da direito a usar quantas vezes voce quiser o sistema de transporte nas zonas selecionadas).

Coitado do Adriano, eheheh....

Ha tambem as brigas nesse onibus 25, que o motorista faz o favor de fechar as portas, desligar o onibus e ligar uma sirene. Na hora a briga para, porque aqui, ao contrario do Brasil, as pessoas tem medo da policia, e nao tem essa de "molhar mao".

Bem, acho que e isso...

Fico por aqui, beijokas!!!



Mel Helen

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Mel

Adorei o seu relato a respeito dos meios de transportes no UK.

Abraços

Regi