quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Para quem quer entrar na Sibéria (eheheheh.... a Net que me perdoe a piadinha agora)

Universidade russa abre vagas para brasileiros

São 25 oportunidades para o curso de Engenharia de Petróleo e Gás

Publicado em 20/10/2008 - 17:01

A Universidade de Tomsk, na Sibéria (Rússia), está com 25 vagas abertas para o curso de Engenharia de Petróleo e Gás. As oportunidades são direcionadas preferencialmente para estudantes brasileiros. Interessados podem se inscrever até o próximo dia 27 de outubro, na Aliança Russa de Ensino Superior, representante oficial das principais universidades russas no Brasil.

O curso de graduação possui duração de quatro anos. O tempo de estudo para os alunos que optarem por uma especialização se estende por mais um ano, que será destinado ao aprendizado específico da área escolhida. O valor anual da graduação é de 2.140 euros (cerca de R$ 6.600,00). No pacote, estão inclusos seguro médico, moradia, tutoria acadêmica, taxa de inscrição e benefícios.

Embora não seja aplicado um teste tradicional como o vestibular brasileiro, os candidatos passam por um processo seletivo avaliado pela Universidade de Tomsk. A avaliação inclui, entre diversos processos, análise de histórico escolar e exames de saúde. Todo o processo, desde a seleção dos candidatos até a chegada dos alunos a Europa, é conduzido pela Aliança Russa.
Os estudantes iniciam o intercâmbio freqüentando a Faculdade Preparatória, para aprender o idioma local e se familiarizar com a cultura russa. O tempo de permanência no curso é de nove meses. Os primeiros seis meses são realizados no Brasil, no Centro Universitário UNIFIEO, em Osasco. As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira e são ministradas por um professor russo enviado pela Universidade de Tomsk. Os três meses restantes do curso preparatório são realizados na Rússia. O início da Faculdade Preparatória está programado para a metade de novembro.

Ao voltar para o Brasil, o diploma adquirido na instituição russa deve ser reconhecimento por uma universidade brasileira, procedimento padrão para qualquer brasileiro que faça graduação no exterior. A partir de 2010, os diplomas das universidades russas passarão a ser reconhecidos em toda União Européia, com o Diploma Único de Estudos Superiores da Europa.

Mais informações sobre o programa podem ser obtidos no site http://www.aliancarussa.com.br/ ou pelo telefone (11) 3854-2513.

http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?id=16797

Nenhum comentário: