quinta-feira, 5 de março de 2009

Study in Europe seleciona brasileiros para intercâmbio

Brasil é o foco do programa em 2009


O programa educacional "Study in Europe" de 2009, realizado pela Comissão Européia, escolheu o Brasil como foco projeto. O objetivo é atrair jovens brasileiros para instituições de Ensino Superior da Europa. Os estudantes podem escolher entre os 32 países que fazem parte do projeto. Estão incluídos destinos tradicionais, como Reino Unido, França e Portugal, e alguns menos escolhidos como Islândia, Lituânia e República Tcheca. Cada universidade tem um prazo para inscrição.

O programa será oficialmente apresentado no Brasil durante a ExpoBelta, feira de educação que ocorre de 27 a 29 de março, no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, na cidade de São Paulo. Estará aberta ao público das 14h às 19h. Depois, em 31 de março, a ExpoBelta vai para Belo Horizonte, onde ocorrerá das 15h às 21h, no Hotel Mercure BH. Informações adicionais sobre a feira podem ser obtidas no site http://www.expobelta.org.br/expobelta/.

De acordo com o membro da Comissão Europeia para Educação, Treinamento, Cultura e Juventude, Ján Figel, A Europa vê o Brasil como um parceiro estratégico, que está entre os líderes dos mercados emergentes mundiais e por isso a escolha do país para o programa de intercâmbio.

Os interessados podem concorrer a bolsas de estudos do programa de mobilidade e cooperação na área de Ensino Superior Erasmus Mundus, que permite ao aluno estudar em vários países seguindo o mesmo currículo. Entre 2009 e 2013, está previsto investimento de aproximadamente 950 milhões de euros neste programa.

Criado em 2007, o "Study in Europe" é um projeto destinado a jovens de todo o mundo. Neste momento, entretanto, o foco da Comissão Europeia são os países que compõem o BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China). A escolha se deve pelo fato das nações apresentarem potencial econômico e grande número de estudantes. No ano passado, o programa foi destinado a estudantes russos e, em 2009, o Brasil é contemplado.

Mais informações podem ser obtidas no site www.study-in-europe.org.


Fonte: http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=17432

Nenhum comentário: